Posicionamento sobre relatos de maus-tratos a animais no campus
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de São Mateus (CEUNES), vem manifestar de forma inequívoca seu repúdio a qualquer forma de maus-tratos a animais, atitude que é expressamente proibida e condenada pela instituição.
A UFES/CEUNES reafirma seu compromisso com o cumprimento integral da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), em especial após as alterações promovidas pela Lei Federal nº 14.064/2020, que aumentou a pena para os crimes de maus-tratos contra cães e gatos. A universidade não tolera e não compactua com ações que violem essa legislação.
Em relação aos recentes relatos veiculados, informamos que apenas um caso envolvendo agressão a animais do campus foi formalmente reportado à Comissão Especial de Políticas Animais do CEUNES, órgão interno responsável por assessorar a direção na proposição de ações e na apuração de incidentes. Esta comissão está tomando as providências cabíveis para investigar o fato, dentro de suas competências e dos canais administrativos apropriados.
A UFES/CEUNES orienta que qualquer incidente desta natureza seja formalmente denunciado à Comissão, para que as devidas apurações e medidas possam ser realizadas com base em evidências concretas e no devido processo legal. A universidade está e estará sempre empenhada em assegurar um ambiente de respeito e proteção a todos os seres.
Direção do CEUNES/UFES
Comissão Especial de Políticas Animais do CEUNES
