Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Cartilha orienta famílias sobre sinais respiratórios e manobra de desengasgo em bebês

Auxiliar mães, pais e familiares na identificação de sinais de alerta respiratórios e no manejo de situações de emergência, como o engasgo, é a proposta da 2ª edição da Cartilha de Cuidados com o Recém-Nascido Prematuro, lançada com apoio do Hospital Maternidade de São Mateus, que vem utilizando o material para preparar pais e responsáveis de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para a alta hospitalar.

Além de atualizar os conteúdos da primeira versão, a nova cartilha traz orientações práticas sobre a manobra de desengasgo em lactentes e os sinais de alerta relacionados ao sistema respiratório, como dificuldade para respirar, chiado, coloração azulada da pele e batimento de asas nasais. O objetivo é fornecer informações seguras e acessíveis para que familiares saibam reconhecer precocemente situações de risco e possam agir com rapidez até a chegada do atendimento profissional.

A cartilha foi elaborada a partir do trabalho de conclusão de curso da graduanda em Enfermagem Izabelle de Menezes Siqueira que teve como orientadora a Profª Drª Adriana Nunes Moraes Partelli do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), campus São Mateus.

O material também mantém os temas já presentes na primeira edição, como amamentação, cuidados no banho, construção de vínculos afetivos, prevenção de infecções e fortalecimento da rede de apoio familiar e social.

Segundo os organizadores, a cartilha pode ser utilizada tanto por familiares quanto por profissionais de saúde, servindo de apoio para a educação em saúde e no preparo para a alta hospitalar, promovendo maior segurança e autonomia no cuidado domiciliar.

Contexto

A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar o acesso a informações claras e baseadas em evidências sobre o cuidado domiciliar com recém-nascidos, especialmente prematuros, que exigem maior atenção. Dados do Ministério da Saúde indicam que dificuldades respiratórias estão entre as principais causas de internação e complicações em bebês nos primeiros meses de vida, reforçando a importância de materiais educativos que orientem a população.

A cartilha está disponível gratuitamente pelo acesso ao repositório da UFES: Cartilha

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540